sexta-feira, dezembro 8

 

Um dos grandes defeitos do futsal de formaçao em Aveiro

"Defensivamente, aplicar a “ Defesa Mista com Trocas “ requer grande qualidade táctica dos executantes, devem dominar muito bem as defesas “ homem x homem “ e “ zona “ . As trocas embora se possam e devam articular por regras, devem resultar da dinâmica do jogo e duma correcta ocupação de espaços.
Ora o que quero com isto dizer é que a sua aplicação por equipas cujos executantes não dominem estas duas vertentes defensivas do jogo colectivo, é correr um sério risco de defender mal. Todos os fins de semana, após determinado golo sofrido, se vê jogadores a discutirem, sobre quem tinha que acompanhar quem ou quem tinha que compensar.
Não se compreende que uma equipa que aplica este tipo de defesa, tenha dificuldades em defender contra uma equipa que aplica o Guarda Redes Avançado, vulgo 5 x 4 ou quando se está em inferioridade numérica por expulsão. Todos os executantes deviam dominar a defesa “zona” .
Acabo, dizendo que sou a favor deste tipo de defesa, mas dependendo a sua aplicação sempre da qualidade dos seus executantes e ou sempre condicionado a um trabalho táctico intensivo nesse sentido. "
Vale a pena pensar nisto …


Luís Manta ( Treinador de Futsal )

P.S:este é um artigo que achei interressante porque muitas das equipas não dão especial atenção a este aspecto de jogo e que é fundamental para a evuluçao de qualquer elemento de uma equipa de formaçao.Falo por mim tambem porque não tenho bases suficientes e sinto algumas dificuldades em colocar os meus a defender de tal forma porque nunca tive quem me ensinasse....E que tal pensarmos em dar mais e melhor formaçao a todos nós treinadores no distrito de Aveiro,porque não um curso de nivel 2? Ou uma simples acçao de formaçao que realce este aspectos defensivos?

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?